Ciência

A ciência é o pilar que sustenta a ESA, está no nosso ADN e interliga todas as nossas atividades. A ciência está no centro do processo que transforma as descobertas em inovação tecnológica, o que por sua vez origina novos resultados científicos que permitem ainda mais inovações. A medicina do raio X não teria sido possível sem o nosso conhecimento acerca dos átomos e da radioatividade. Da mesma forma, a navegação moderna de grande precisão a partir do espaço não seria possível sem o nosso conhecimento acerca da relatividade geral. A ciência é o motor das sociedades que prosperam com base no conhecimento. Além disso, a ciência, nomeadamente a ciência espacial, atrai os melhores jovens talentos que mantêm a continuidade deste processo.

O Programa de Ciência da ESA tem como objetivo proporcionar à comunidade científica europeia as melhores ferramentas para manter e expandir a sua liderança global. A aterragem da Rosetta e da Philae no Cometa 67P, a LISA Pathfinder, a primeira missão espacial para a astronomia das ondas gravitacionais e a astronomia de alta precisão da missão Gaia são apenas alguns dos feitos inéditos conseguidos pela Ciência Espacial da ESA.

No entanto, a maior parte destas missões de nível mundial foram preparadas há duas décadas, com um financiamento substancialmente mais elevado, quando comparado com o que estava disponível, especialmente na última década, que assistiu a um decréscimo do financiamento. No sentido de manter a liderança global da Europa, o Programa de Ciência da ESA vai solicitar um aumento significativo do financiamento de 20% no conselho Space19+. Este aumento vai permitir-nos operar as sondas Athena e LISA em simultâneo, para estudar a “pegada” eletromagnética e gravitacional das fusões de buracos negros, de modo a saber como é que o Universo evoluiu. Além disso, poderia permitir-nos enviar uma missão aos “gigantes gelados”, os planetas Neptuno e Urano, para compreender não só o nosso Sistema Solar, mas também a evolução de outros sistemas estelares e, potencialmente, encontrar mais planetas semelhantes à Terra.

Exploração & Descoberta Exploração do nosso Sistema Solar e descoberta dos segredos do Universo